4.8

Perspetivas 2018

Somos uma empresa em que todas as áreas operacionais têm de funcionar muito bem, e quando falamos do futuro é importante lembrar que a nossa atividade está sempre sujeita a situações imprevisíveis. Costumo dizer que não podemos ter acidentes, mas temos sempre de estar preparados para lidar com todo o tipo de imprevistos: fogos, tempestades, falhas de segurança, falhas técnicas de transporte ou de produção, etc. Tudo pode acontecer e sem qualquer pré-aviso. A lista é longa e ilustra bem a importância de ter uma equipa de quadros como a da REN, com pessoas competentes, empenhadas, bem equipadas e treinadas. Só assim podemos gerir esta complexa atividade, que tanto impacte tem no dia-a-dia de todos nós.

Esperamos um ano desafiante, seguindo princípios rigor e transparência

A REN faz o seu trabalho de uma forma eficaz é muito responsável na execução de todas as tarefas que estão sob sua responsabilidade. Planeamos e executamos com rigor, estamos apoiados por uma boa rede de parceiros e utilizamos as melhores ferramentas disponíveis no mercado. Estas são as razões principais da nossa eficácia, segurança e qualidade de serviço, e o nosso principal objetivo é manter essa tradição.

Em relação à nossa atividade em Portugal, esperamos um ano desafiante. Há uma série de iniciativas que se irão materializar de forma gradual, nomeadamente na área da geração de energias renováveis, nas infraestruturas ferroviárias e nas interligações energéticas internacionais. Estes projetos vão ser concretizados no futuro e alguns deles já estão na fase de preparação dos estudos técnicos iniciais, no planeamento e licenciamento. Algumas destas iniciativas estarão refletidas no nosso próximo plano estratégico, que iremos apresentar publicamente em maio.

No ano passado, concretizámos dois investimentos importantes: temos uma participação de 42.5% no capital da chilena Electrogas e de 100% na REN Portgás (ex‑EDP Gás). Um dos nossos grandes objetivos é também ser bem-sucedidos nestes dois projetos, que representaram um grande passo na execução do nosso plano para o período 2015-2018. Os resultados iniciais são muito positivos e estamos muito confiantes em relação ao primeiro ano completo destas novas áreas sob nossa responsabilidade.

Sendo a nossa atividade praticamente toda regulada e baseada nos nossos contratos de concessão, antecipamos um ano sem surpresas e em que iremos manter as nossas práticas de gestão conservadoras, socialmente responsáveis e seguindo princípios de governo societário de grande rigor e transparência.