3.4

Marcos em 2017

Janeiro

Máximo histórico
consumo de gás natural

O Terminal de GNL de Sines atingiu, no dia 12 de janeiro, o máximo da sua capacidade de injeção física de gás natural no gasoduto de transporte de Sines.

No dia 19 de janeiro atingiu‑se um máximo histórico no consumo de gás natural, 252,4 GWh, sendo que o valor do mercado elétrico atingiu 103,2 GWh e o valor do mercado convencional 149,2 GWh.

252,4 GWh Consumo de gás

Fevereiro

AQUISIÇÃO
da Electrogas S.A.

A REN concretizou a compra da participação de 42,5% do capital social da Electrogas S.A. à ENEL Generación Chile S.A, pelo preço de 180 milhões de dólares. Esta aquisição constituiu um marco importante na internacionalização da REN, em linha com o Plano Estratégico apresentado para 2015‑2018.

A REN realizou o 1º Simpósio da Cátedra REN em Biodiversidade, uma parceria entre a REN, a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e o CIBIO‑InBIO da Universidade do Porto.

A REN e a SGCC – State Grid Corporation of China, um encontro dedicado à integração de energias renováveis no sistema elétrico.

Março

Mantêm-se o rating
da REN

A agência de notação financeira Fitch anunciou que manteve o rating da REN em BBB com perspetiva estável.

A The Capital Group Companies, Inc. procedeu à alienação de parte da sua participação acionista no capital social da REN, passando a deter uma participação qualificada indireta da REN correspondente a 4,750% do capital social e dos direitos de voto.

Abril

AQUISIÇÃO
da EDP Gás

A REN anunciou a assinatura de um acordo para comprar 100% do capital da EDP Gás ao Grupo EDP pelo valor de 532,4 milhões de euros. Esta aquisição representou uma importante aposta para a REN, permitindo manter o compromisso com a sua operação em Portugal, em linha com a sua estratégia de desenvolvimento de negócio.

As agências norte‑americanas de notação financeira Moody's e Fitch reafirmaram o rating de Baa3 e de BBB, respetivamente, atribuído à REN, mantendo também a perspectiva estável, na sequência do anúncio da intenção de comprar 100% da EDP Gás.

Maio

Aprovados todos os pontos Em assembleia geral

A REN lançou uma nova aplicação para dispositivos móveis, a app REN Energia, que permite aceder a informação exclusiva sobre o setor energético em Portugal e sobre o trabalho da REN.

A REN e a REN Finance B.V. celebraram um contrato de financiamento de curto prazo (sete meses, renovável por opção da REN e da REN Finance B.V. por dois períodos de seis meses) no montante de 532 milhões de euros, com um sindicato bancário em que o J.P. Morgan Limited, o Banco Santander Totta, S.A. e o Caixa–Banco de Investimento, S.A. assumiram a posição de arrangers. Este financiamento tem como finalidade a aquisição da EDP Gás–S.G.P.S., S.A., na sequência do contrato celebrado entre a REN Gás, S.A. e a EDP Iberia, S.L.U.

O Terminal de GNL de Sines recebeu nos primeiros três meses do ano 12 metaneiros, do tipo convencional, o que constitui um novo recorde trimestral.

A REN e a EPIS - Empresários pela Inclusão Social organizaram uma ação de limpeza daTapada de Mafra.

A Assembleia Geral de acionistas da REN decorreu a 11 de maio, com todos os pontos em agenda a serem aprovados.

Junho

CERVAS
em parceria com a REN

A REN estabeleceu uma parceria com o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) no âmbito da biodiversidade e educação ambiental.

A EDP – Energias de Portugal, S.A. deixou de deter qualquer participação qualificada no capital social da REN, tendo procedido à alienação das 18 690 000 ações representativas de 3,50% do capital social e dos direitos de voto da REN.

A REN firmou uma parceria com o projeto "CORE LNGas hive", para o desenvolvimento de uma cadeia logística segura, eficiente e integrada para o fornecimento de GNL como combustível para o setor marítimo na Península Ibérica e impulsionar a descarbonização dos corredores do Mediterrâneo Europeu e Atlântico.

A REN promoveu o 3º Fórum Gestão de Servidões, dedicado à temática segurança em trabalhos florestais.

Julho

CONCLUSÃO 3ª EDIÇÃO
do GRIP

Os operadores dos Sistemas de Transporte de Gás (TSO) da Região Sul da Europa concluíram a 3ª edição do GRIP - Gas Regional Investment Plan.

Agosto

AQUISIÇÃO DIRETA NA REN
a Lazard Asset Management

A Lazard Asset Management LLC adquiriu uma participação qualificada direta na REN correspondente a 6,917% do capital social e dos direitos de voto (posteriormente alterada em outubro).

Setembro

AQUISIÇÃO
do capital social da EDP Gás, S.G.P.S., S.A.

A REN in formou o mercado de que se encontravam verificadas as condições suspensivas (incluindo as aprovações regulatórias necessárias) para o efeito da aquisição pela subsidiária da REN, REN Gás, S.A., da totalidade do capital social da EDP Gás, S.G.P.S., S.A. e das suas subsidiárias, EDP Gás Distribuição, S.A. e EDP Gás GPL – Comércio de Gás de Petróleo Liquefeito, S.A., à EDP Iberia, S.L.U.

Outubro

AQUISIÇÃO 100%
do capital social da EDP Gás

A REN concluiu a aquisição de 100% do capital social da EDP Gás, S.G.P.S.,S.A e das suas subsidiárias, EDP Gás Distribuição, S.A. e EDP Gás GPL – Comércio de Gás de Petróleo Liquefeito, S.A.

A OMAM INC passou a deter uma participação qualificada indireta no capital social da REN, correspondente a 2,19%, do capital social (posteriormente corrigida em novembro).

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) publicou a Proposta de Tarifas e Preços para a Energia Elétrica em 2018, e parâmetros para o período de regulação 2018‑2020.

A Lazard Asset Management LLC comunicou à REN que detém uma participação qualificada indireta na REN correspondente a 6,75% do capital social e dos direitos de voto.

A REN Eléctrica, S.A. obteve financiamento da Comissão Europeia para o desenvolvimento dos estudos ambientais, cartografia e projetos de engenharia para infraestruturas ao abrigo do Projeto de Interesse Comum 3.32 Novas conexões de energia eólica e solar em Portugal (até ao montante de 294 500 euros).

A REN Eléctrica, S.A. obteve financiamento da Comissão Europeia (CE) para o desenvolvimento dos estudos ambientais, cartografia e projetos de engenharia para infraestruturas ao abrigo dos Projeto de Interesse Comum Novas conexões de energia eólica e solar em Portugal e Interconexão Norte de Portugal - Noroeste de Espanha.

A agência norte‑americana de notação financeira Standard and Poors (S&P) reafirmou o rating de BBB‑ atribuído à REN, mantendo também a perspetiva positiva, refletindo a confiança no futuro da empresa.

Novembro

UM NOVO CONTRATO DE FINANCIAMENTO
foi celebrado com o CDB

A REN Finance B.V. celebrou com o CDB – China Development Bank um contrato de financiamento com uma maturidade de sete anos, no montante de 150 milhões de euros, para refinanciamento de dívida de curto prazo.

A REN foi informada por parte da sociedade OMAM INC. de que esta não detém qualquer participação qualificada na REN, alterando a informação anteriormente comunicada em outubro de 2017.

Três projetos de desenvolvimento da rede de transporte de Eletricidade e de Gás Natural da REN foram reconfirmados com o estatuto de Projeto de Interesse Comum (PIC) pela Comissão Europeia (CE).

 

Dezembro

NOVO MÁXIMO DE 263 GWH
no consumo de Gás natural

No contexto da oferta pública de subscrição, a REN celebrou um contrato de underwriting com o Banco Santander, S.A., o Caixa‑Banco de Investimento, S.A. e a J.P. Morgan Securities plc (Contrato de Underwriting), nos termos do qual essas entidades financeiras acordaram efetuar declaração antecipada de subscrição, destinada à produção de efeitos no último dia do período de subscrição, com sujeição a determinadas condições, em nome próprio e/ou em nome e por contra de outros investidores qualificados, de todas as ações, eventualmente sobrantes, conjunta e não solidariamente.

A REN concluiu o aumento de capital de 250 milhões de euros, através da emissão de 133 191 262 novas ações, com o valor nominal de 1 euro cada, ao preço de subscrição unitário de 1,877 euros.

A REN recebeu comunicação por parte da Oman Oil Company S.A.O.C., informando que reduziu a sua participação qualificada indireta de 15% para 12% do capital social e dos direitos de voto na REN.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) publicou os documentos finais relativos às Tarifas e preços da energia elétrica em 2018 e parâmetros para o período de regulação 2018 a 2020.

A REN registou um novo máximo histórico no consumo de gás natural, a 5 de dezembro, de 263 GWh.

263 GWh Consumo de gás